#Resenha 9 - Garotas de Vidro

22 setembro 2013

  • Título: Garotas de Vidro
  • Autor(a):  Laurie Halse Anderson
  • Editora: Novo Conceito
  • Ano:  2009
  • Páginas: 272
   






Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. 

Resenha:  Lia acaba de saber que sua melhor amiga (ou melhor ex) acaba de morrer em um quarto de motel, ninguém sabe a causa do morte, desconfiam de que seja overdose. Mas para piorar o estado de Lia ela vê em seu celular 33 chamadas perdidas de Cassie.

Lia e Cassie há algum tempo atrás haviam feito uma espécie de aposta de que seriam as magras da escola, com isso Lia sofre de Anorexia e Cassie de Bulimia. No livro em trechos onde Lia vai "comer" são citados as calorias dos alimentos :  muffin (410), onde ela tenta controlar o número de calorias e quando "exagera" ela malha, faz abdominais para tirar o peso da consciência.

Além de todos os problemas em relação ao corpo, à morte de Cassie, Lia se corta e se sente meio que isolada pois na realidade os pais não sabem tudo que se passa com ela.

"Eu sabia como machucava ser filha de pessoa que não conseguem te enxergar, nem se você estiver na frente deles, pisando nos seus pés."

Enfim, até que um dia um ligação de um homem que trabalha no motel (Elijah) e algumas coisas mudam no decorrer do livro.

O livro é surpreendente já que é o primeiro que li, que trata tão bem desse assunto tão presente no dia a dia de adolescentes.
E eu recomendaria MUITO esse livro para quem sofre de Bulimia, Anorexia ou Automutilação, pois o livro conta com detalhes o que pode vir acontecer.
Em relação ao detalhe gráfico a única coisa que não curti muito foi a separação de capítulos.

Alguns quotes:
"(...) E esse é o problema. Quando você está viva, as pessoas podem te machucar. (...)" 

" - Não é, não. Tudo acontece por uma razão. - Ele boceja e se estica. - Você tem que aceitar isso e se deixar levar pela maré e parar de resistir".

" - Antigamente você sempre dizia que qualquer situação ficava melhor quando o dia amanhecia - eu digo - E se você voltar para a cama?. "


Beijos e até a próxima

4 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!
    Eu queroooooooo!!!

    Gio - Clube das 6

    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, tá na promoção na saraiva por R$ 9,90 *oo*

      Excluir
  2. ADOREI esse livro. Não dava nada por ele e superou as minhas expectativas. :)

    Beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  3. Mais um da lista 'não conhecia mas parece ser muito bom' haha. É difícil ler algum livro que trate tão bem esse tipo de assunto, mas pela sua resenha notei que tudo foi bem trabalhado =)

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo