#Resenha - O Diário de Anne Frank

18 fevereiro 2014

Olá a todos! Essa é Anne Frank...

E hoje eu trago a resenha de um livro baseado em seu diário.
É um livro bem antigo (1947), mas que só li recentemente. E que marcou a minha vida, com certeza. Pois traz a visão real de uma adolescente sobre o que foi, e como era viver durante a Segunda Guerra Mundial. O Livro se chama "O Diário de Anne Frank", e gostaria de deixar essa grande dica para quem ainda não leu. Vale a pena...



Sinopse: Publicado originalmente em 1947, "O Diário de Anne Frank" já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. Neste volume, o leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.
Título: O Diário de Anne Frank
Título original: Het Achterhuis
Ed. BestBlso
373 páginas
Tradução: Alves Calado
21º edição
Rio de Janeiro de 2013


ResenhaO Diário de Anne Frank é um livro editado a partir de um diário verídico da própria Anne Frank, uma garota de 13 anos. Alias, 13 anos quando começou a escrever, ainda livre.
Sua primeira anotação é do dia 12 de junho de 1942, depois de ganhar o diário de presente em seu aniversario. E Anne é uma garota normal, que leva uma vida normal. Até que tem que se refugiar e se esconder, com sua família, pois eles são judeus, em plena Europa, durante o holocausto de Hitler!

Anne e sua família se escondem, junto com mais 4 pessoas, nos fundos de um edifício comercial em Amsterdã o qual eles chama de “anexo secreto” (gente, existe um museu, “Casa de Anne Frank”, desde 1960, no mesmo local onde o diário foi escrito! Vale a pena conferir http://www.annefrank.org/en/).
Eles passam dois anos presos, sem qualquer contato com o mundo exterior, a não ser pelos que os ajudam com suprimentos e noticias. Eles são funcionários desse escritório no prédio onde o ‘anexo secreto’ fica instalado.
Anne relata o dia-a-dia... as angustias... as desavenças criadas pelos ‘moradores’ do anexo, devido, principalmente ao stress e incertezas que os rodeiam... o racionamento de comida... a necessidade do silencio, diário e contínuo, que eles tem que manter...as janelas sempre fechadas... e os conflitos internos dela própria, afinal, ela é uma adolescente passando por mudanças...

O último relato no diário se dá em 01 de agosto de 1944. E no dia 04 de agosto de 1944 as oito pessoas do anexo são presas e levadas a campos de concentração por oficiais alemães.
Só ouve um sobrevivente, Otto Frank, o pai de Anne. Depois, ele veio a receber de Miep Gies (uma das funcionarias que ajudou os abrigados do anexo durante os dois anos) o diário de Anne que ela achou depois que todos foram levados.
Houve algumas versões desse diário, por que mesmo sendo de uma criança de 13/15 anos, ela não poupa em lingaguem e nem descrições reais da situação e das pessoas envolvidas. E por muito tempo, seu pai quis poupar a imagem de todos. Depois, resolveu publicar na integra tudo que sua filha relatou, seguindo o desejo da filha, que queria usar o diário como fonte para um futuro livro sobre tudo, pois seu desejo era ser escritora/jornalista.

O livro é muito interessante, e mostra a guerra (e os medos, e anseios, e sentimentos de forma geral que a guerra trás consigo) de uma forma diferente. 
Anne acreditava no fim da guerra. Acreditava que teria uma vida depois daquilo tudo. Anne tinha esperanças. Ela tinha sonhos. Anne era uma garota normal...

Há também um filme baseado no livro: http://youtu.be/xOv-v_XLlN0





Espero que tenham gostado! ;)
Beijos a todos.


Natália Schimpf




3 comentários:

  1. Eu tenho esse livro na mesma edição que você, mas sei lá porque ainda não peguei pra ler. #vergonha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Conheço pessoas que leram e me indicaram e alguns falaram que ele é meio "cansativo" esse não é o tipo de livro que me atrai mas quando der vou ler ele.

    FB : http://blogdajenifferalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já havia tentado ler a muito tempo atrás, porém achei muito confuso pra minha idade. Pretendo ler em breve juntamente com o livro "Olga".

    (FB) Migs
    http://minhavidapor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo