#Resenha - As crônicas de gelo e fogo – A Guerra dos Tronos (Livro 1)

17 junho 2014

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.



Dados técnicos
Autor: George R. R. Martin
Título: As crônicas de gelo e fogo – A Guerra dos Tronos
Título original: A Song of Ice and Fire - A Game of Thrones
Editora: Leya

Ano: 2014
Páginas: 1066
Tradutor: Jorge Candeias




Resenha:
Nossa, essa é difícil! Pois não há muito que dizer sem dar spoilers. Até a sinopse já fala mais do que devia, na minha opinião...

Nessa saga, George Martin criou um mundo diferente e único. Cheio de detalhes, personagens interessantes, histórias paralelas que estão cruzadas, que prendem o leitor do começo ao fim. (Ok, nem sempre foi assim pra mim. Eu comecei e larguei esse livro umas três vezes. O comprei há muito tempo, e não conseguia fazer fluir a leitura. Exatamente devido ao grande número de nomes que surgem a cada instante, e todos os detalhes, me faziam achar que a leitura seria pesada. Mas não sei mesmo porque cheguei a pensar assim. Pois, nessa última tentativa, eu peguei firme, e depois de apenas umas 50 páginas, humpf, já estava viciada! rs).
O livro é dividido em vários capítulos, e cada capítulo mostra o ponto de vista de um dos personagens da trama. Alternando ora no de Eddard Stark, senhor do norte; ora de Jon Snow, seu filho bastardo; de Catelyn Stark, esposa de Eddard; de Arya, de Sansa e de Bran seus filhos; Daenereys Targaryen, sangue do dragão; e meu preferido, Tyrion Lannister, o anão, que possui sarcasmo e um humor ácido.
Cada ponto de vista mostra um lado da história. Alias, de uma história cheia de traições, bajulações, guerra, orgulho, inveja, mistério, lendas. Tudo pode acontecer a cada capítulo, a cada página. E realmente tudo acontece, pois G. Martin não poupa personagens, não poupa sangue, não polpa nada, nem mesmo poupa o leitor. É surpreendente!
É uma história que não se sabe em quem se pode confiar ou não. Afinal, quando se joga o jogo dos tronos, se ganha ou se morre.
É uma trama muito bem elaborada, que envolve o leitor, e as páginas parecem voar.


Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga (Crônicas de Gelo e Fogo), mas que eu realmente duvide que tenha um final próximo, já temos a previsão do 7º livro. E, desse autor eu não duvido de nada... Terei que esperar pra ver...
Aos fãs de Tolkien, eu realmente acho que em muitos pontos a estrutura dessa saga se assemelha a “Senhor dos Anéis”, onde Tolkien também criou outro mundo cheio de fantasia e aventura. E, apesar de ainda estar no primeiro da saga, arrisco dizer que ‘Crônicas de Gelo e Fogo’ será melhor que ‘Senhor dos Anéis’.






Ah! Acho que todos já sabem, mas vale ressaltar, a saga é também uma série mundialmente famosa da HBO.


Até a próxima!
Beijos
Natália Schimpf

6 comentários:

  1. Oi querida!

    Nossa, essa saga é de longe uma das minhas favoritas, tive um pouco de dificuldade no início também pela quantidade absurda de informação, mas é só esperar um pouquinho que a gente se envolve e nem liga mais pra isso. O mundo criado pelo autor é sensacional, tão rico e tão perfeito <3

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... de repente a história nos envolve e já estamos viciados!!!! rs...

      Bjoo

      Excluir
  2. Oi, Natália.
    Admiro a sua coragem de resenhar o George, os livros são enormes e creio que eu não conseguiria colocar tudo em uma resenha. Amo as crônicas e parabéns pela resenha.

    Visite: Paradise Books

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula!
      Realmente estava insegura pra fazer uma resenha dele... pois todas que via, continham spoilers.... mas, como gostei tanto, resolvi arriscar... ;)

      Fico feliz que tenha gostado...
      Bjo

      Excluir
  3. Olá Natália,
    Martin é um escritor realmente incrível, no entanto abandonei a série após o terceiro livro, não gostei do rumo que a história tomou.
    Gostei da resenha, é realmente difícil resenhar uma obra com tantos acontecimentos sem lançar nenhum spoiler.
    Bjs...

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolina... Tentei ao máximo realmente não colocar pontos da história, pq td seria um spoiler, uma vez que a história muda a todo instante... ;)

      Nossa, mas é uma pena que não tenha gostado do rumo e abandonado a saga...
      Mas quem sabe voce não retorne um dia.. afinal, já são 7 livros... a história deve ter mudado de novo, e de novo, e de novo... rs... já q ele adora fazer isso... rs...

      Obrigada!!!

      bjoooo

      Excluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo