Gente, eu estava por ai, na internet, e achei esse texto do Dr. Drauzio Varella. Achei legal e resolvi compartilhar com vocês...
Eu sempre tive o incentivo da leitura dentro de casa e sou muito grata a isso, pois eu amo ter um livro sempre por perto :D
COMO INCENTIVAR A LEITURA INFANTIL?
A leitura é um hábito que se cria, e como todo hábito deve ser cultivado
no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar. Os
pequenos geralmente aprendem a ler por volta dos cinco anos, mas precisam ser
inseridos no mundo da leitura antes dessa idade. Para isso, devemos aproveitar
o comportamento infantil natural de observação e imitação das atitudes dos
pais, além de relacionar a atividade a outras atrativas e divertidas.
Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP, entidade
responsável pelo projeto “Ler é uma Viagem”, explica que o principal mecanismo
para incentivar a leitura é a criatividade. “O momento da leitura tem que ser
visto como uma hora de diversão; associar o hábito a uma obrigação fará com que
a criança tenha a sensação de que está sendo punida, e assim dificilmente
desenvolverá o prazer que a leve a inserir a leitura em sua rotina.”
O primeiro passo é tornar os livros mais atraentes, e aí entra o papel
fundamental dos pais ou responsáveis. “Para as crianças se apaixonarem pelos
livros, não é preciso saber ler. Isso pode acontecer sem que elas sejam
alfabetizadas. Elas precisam ser estimuladas a ter contato com a leitura antes
mesmo de completarem um ano. É necessário que o educador passe um tempo lendo
para a criança. A leitura pode ser feita de inúmeras maneiras, mas o ideal é
que seja de modo lúdico. Vale apostar em encenações teatrais, fantasias,
fantoches e contar com a ajuda de algum instrumento musical que o leitor saiba
tocar, sempre estimulando e incentivando a participação do pequeno na
brincadeira”, sugere Ramicelli.
É importante escolher um estilo de livro que esteja de acordo com a faixa
etária e com um tema de que a criança goste. “Isso faz com que ela busque
conhecimento sozinha e seja mais autônoma na descoberta dos próximos livros que
desejará ler. Aos poucos, tente estimular outros temas, mas sempre respeitando
o gosto da criança. Forçar uma leitura ou um livro fará com que ela inicie a
atividade com desgosto”, afirma Ramicelli. Opções com bastantes imagens e
ilustrações são uma boa pedida. “Crianças gostam de imaginar o que está
escrito, assim como nós. Peça para ela interpretar a cena da maneira como ela
imagina; isso fará com que a leitura ganhe vida e ajudará a estimular a
imaginação. Vá incluindo letras e frases na brincadeira, mas sempre estimule a
interpretação”, completa.
Até a disposição dos livros em casa faz diferença. Para a criança, os
volumes organizados em uma prateleira passam a ideia de algo que não deve ser
mexido. O assessor lembra que dificilmente a criança vai enxergar ou alcançar o
livro, logo, ela não terá vontade de ler, fora o risco de acidentes, caso tente
escalar a estante. “O ideal é criar locais interessantes para guardá-los. Em
nossos projetos criamos o baú e o carrinho da leitura. É importante usar a
criatividade e enfeitar esses locais, as crianças gostam de adornos alegres e
que chamem a atenção.”
Leitura no Brasil
A educação e sua qualidade estão ligadas diretamente à leitura. O
aperfeiçoamento do vocabulário e da escrita contribui para a criatividade do
leitor, portanto, cabe aos pais e professores orientar e buscar maneiras de
desenvolver tais habilidades.
Contudo, a realidade da leitura no Brasil é
preocupante. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo
Instituto Pró-Livro em 2012, que entrevistou 93% da população brasileira com
cinco anos ou mais, cerca de 85% das pessoas afirmaram que nas horas vagas
gostam de assistir à televisão. Apenas 28% citaram a preferência por ler um
livro.1 Em média, o brasileiro lê pouquíssimo: apenas
quatro livros por ano, e dois desses ainda por partes.
A importância do estímulo externo fica nítido pelos dados da pesquisa.
Cerca de 87% dos entrevistados não leitores (que não leram nenhum livro nos
últimos três meses anteriores ao levantamento) nunca foram presenteados com
livros. Aproximadamente 63% nunca viram a mãe lendo, número que sobe para 68%
quando se trata do exemplo paterno.
O ideal é iniciar a motivação cedo, mas adolescentes também podem ser
estimulados, aproveitando sua maior maturidade. “Jovens gostam bastante de
tecnologia, então, se possível, mostre que dá para acessar um livro por meio da
internet. Promover um clube de leitura dentro da família também é uma boa
iniciativa. Todo mês alguém indica um livro que deve ser lido por todos os
integrantes da casa e em determinado dia a família se senta para conversar
sobre a obra”, afirma Ramicelli.
Texto retirado na íntegra do site do Dr. Drauzio Varella:
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/como-incentivar-a-leitura-nas-criancas/
Abraço a todos!
Natália Schimpf
0 comentários:
Postar um comentário
Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos