#Resenha - Adeus, China

15 outubro 2014

Adeus, China - O último bailarino de Mao - LI CUNXIN 

Sinopse: Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do ocidente. Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade.

Título: Adeus, China    
Subtítulo: O Último Bailarino de Mao
Autor: Li Cunxin
Tradução: Neuza Capelo
Editora: Fundamento
Edição: 1
Ano: 2007
Idioma: Português
Especificações: 400 páginas
Resenha: Autobiografia, com uma narrativa solta e bem contada... é muito fácil e gostoso de ler.  E se alguém me perguntar o que achei a respeito do livro, simplesmente direi MARAVILHOSO.
Devo confessar, tenho um interesse especial sobre livros que retratam a vida como ela é... aqui vemos como é difícil, até mesmo surreal, viver tendo como preocupação diária apenas a sobrevivência. Esse livro é uma história única de determinação, paixão, integridade e amor. Sua jornada, cheia de sonhos desfeitos e esperanças. A história de vida de Li transmite uma mensagem muito positiva de esperança aos leitores. É uma história que toca as pessoas no fundo de seus corações. 

Cunxin é o sexto dos sete filhos do casal Li. Moradores de uma comuna chinesa muito pobre, são da classe dos camponeses que juntamente com os operários e soldados são as classes benquistas da China de Mao Tsé Tung. Nessa época a China, hoje o país mais populoso do mundo, passava pela reforma cultural: todas as influências consideradas capitalistas eram severamente proibidas e punidas.

Através de suas memórias, Li relata sua determinação, perseverança, visão, coragem e trabalho duro, e em particular, os sagrados valores da família e integridade  que ele aprendeu na pobre China, que o levou a tornar-se um dos melhores bailarinos do mundo. Relata como foi sua infância durante esse período tão singular da história. Cunxin era fadado a uma vida que não fugiria muito do que o cercava: o trabalho no campo.
Com essa infância que não apresentava nenhuma perspectiva, uma oportunidade surge. Uma chance em um milhão: Cunxin é escolhido para treinar balé na academia de Madame Mao.
Sua dedicação não é notável durante os primeiros anos na academia, mas o dever de honrar e não envergonhar o nome da família dão ânimo a Cunxin e o fazem se destacar e, com a ajuda de um professor que enxerga seu potencial, ele passa a amar o balé.
 
Ri e chorei com Cunxin, e tenho certeza de que ele sempre estará comigo. Entrou direto para a minha lista de recomendações.

Há também o filme baseado na obra literário, dêem uma olhada no trailer, é ótimo!

Agradeço a Editora Fundamento por mais essa oportunidade de ótima leitura. Adquira o seu exemplar de "Adeus, China" na Loja Virtual da Ed. Fundamento!

Espero que tenham gostado!
Até a próxima!
Beijos
Natália Schimpf



0 comentários:

Postar um comentário

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo