Inspiração para...JOGOS VORAZES

18 outubro 2013

Essa semana me peguei pensando o quanto as vezes é difícil passar para o papel e tornar concreto aquilo que temos no pensamento, as ideias são tantas e tão variadas que muitas vezes nos confundem. E aqueles que se dispõem a essa monumental tarefa, merecem os meus maiores elogios.

Hoje compartilharei com vocês um pouco do que sei sobre essa escritora e do surgimento de uma obra que tem marcado muitos, inclusive eu.


                                            Suzanne Collins
                                      
Sei que em geral informações como nome completo, data de nascimento e estado civil encabeça a lista de coisas a saber, mais embora elas tenham aparecido em minha pesquisa, eu optei por não utilizar esse espaço para as divulgar por considerar que são apenas detalhes.

Ao invés disso falarei sobre sua obra de maior sucesso no momento, sua motivação e visão de Jogas Vorazes.Usei como fonte diversos site, mais a essencial se baseia em sua entrevista a editora ROCCO.


Inicio de carreira:
Iniciou sua carreira em 1991, como escritora de programas infantis como NICKELODEON (entre muitos outros). Porém depois que conheceu o autor James Proimos se inspirou para escrever livros voltados  para o público jovem.Além de Jogos vorazes,escreveu o livro (Gregor the Overlander) o Guerreiro da superfície, que também é uma série.

Como surgiu a ideia de Jogos Vorazes:

A ideia nasceu quando estava passando os canais de televisão.Em um canal viu pessoas competindo num reality show e em outro viu cenas gravadas da guerra no Iraque.As duas coisas se misturarão e a trilogia começou a se formar.  O mito de Teseu e o minotauro também serviu de inspiração.A autora descreve Katniss como um "Teseu futurista". No mito, Atenas é obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançadas no labirinto para serem devorados pelo minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins (Eu morreria sem fazer essa associação, nem lembrei desse mito!).Ao manter as raízes clássicas Suzanne também presta uma homenagem a versão atualizada de gladiadores romanos. O mundo de PANEM, e particularmente a capital, é cheio de referência Romanas.A própria palavra PANEM vem de uma expressão latina (Panem et Circenses) que se traduz "Pão e Circo.

Esse livro já foi escrito pra ser uma trilogia?
Não, apenas ao terminar jogos vorazes a escritora percebeu que haveria muitas consequências pela atitude de Katniss e a história simplesmente não poderia parar assim.


Foi perguntado a Suzanne: Qual o atrativo dos reality shows para crianças e adultos?

(RESPOSTA) Bem, eles frequentemente são montados como jogos, como eventos esportivos e existe um interesse em ver quem saíra vencedor. Os competidores normalmente são desconhecidos o que se cria a associação natural com o telespectador.Algumas vezes ele tem muito talento encenando.Além disso há uma excitação voyeurística - assistir a pessoas serem humilhadas ou derramando lágrimas ou sofrendo fisicamente - o que eu acho perturbador. Existe ainda o potencial para dessensibilizar o telespectador, de forma que quando eles veem tragédias reais ocorrendo,digamos no noticiário, ela não causa o impacto que deveria.

Comentário:
 Pode-se perceber que se trata de uma pessoa que valoriza a Franqueza em seu livro, pois embora seja voltado para o público jovem ela não nos pouca da realidade de uma guerra, não enfeita e nem pinta um quadro mais brando do assunto, sua escrita é clara e muita das vezes dura, mas real.
Há muito o que se poderia dizer sobre essa trilogia, mas para aqueles que leram os três livros saberão o quanto qualquer palavra usada para descreve-lo seria desnecessário.Mais há algo que eu não poderia deixar de dizer..."Que a sorte esteja sempre a seu favor!" rssss


Bjs,
 Até a próxima! DRY

5 comentários:

  1. É eu sou simplesmente viciada neta trilogia, sou um "tributo" rsrs... E foi muito legal saber mais sobre ela!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  2. Legal saber sobre estas coisas, sobre com a ideia de uns dos meus livros favoritos se formou.
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu também ia morrer sem pensar nisso sobre o mito de Atenas, nunca fiz essa ligação! Muito interessante isso! (: E realmente me pareceu que o Jogos Vorazes é um livro e PONTO. Aí de repente tem mais dois. Agora entendi o porquê hahah

    Adorei o post!

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente que interessante!
    Precisooo ler essa trilogia, rápido rápido! Antes do lançamento do próximo filme. (hehe) :)
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  5. Essa mulher tem uma criatividade assutadoramente genial D:

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo