J.R.R Tolkien e suas histórias incríveis

06 novembro 2013

O autor de O Senhor dos Anéis morreu em 1973. Mas continua a produzir. Agora, sua lista de obras póstumas ganhou outro título - A queda de Artur.

O escrito britânico J.R.R. Tolkien (1892-1973) é um exemplo de produtividade póstuma. Desde sua morte,
foram publicados 38 livros de sua autoria - mais que o dobro dos 15 volumes que lançou em vida. Seu título mais recente é o livro inacabado A queda de Artur, lançado em novembro deste ano no Brasil. O responsável por escavar o texto nos manuscritos foi Christopher Tolkien, terceiro filho do autor, dono e editor de seu espólio literário. Desta vez, ele deu à lua um poema em que Tolkien recria o estilo dos trovadores medievais.
O interesse pela obra é menos literário que fetichista. Por dois motivos. Em primeiro lugar, os devotos do universo fantástico de Tolkien podem reconhecer o nexo entre a trilogia O senhor dos Anéis e a visão mística e cristã que Tolkien revela ao narrar a historia de Artur. Em segundo, parece ser a última obra do legado de Tolkien. Pelo menos é o que seu filho anunciou recentemente.
A queda de Artur retrata os últimos dias do rei bretão. Ele tenta lidar com o colapso da Távola Redonda e a traição de seu filho batardo, Mordred. O poema começa com a cena de Artur e seus cavaleiros deixando a Grã-Bretanha rumo à Europa Continental, onde enfrentam bárbaros em Mirkwood, a Floresta das Trevas. Artur amarga a decadência. A prata e o ouro de sua armadura acabam se perdendo em meio à neblina provocada pelo inimigo. Além de liberdades poéticas de Tolkien, o poema retoma os elementos mais consagrados da lenda de Artur, como o adultério entre Guinevere e Lancelote.
"Tolkien tornou legível ao leitor atual uma lenda medieval considerada difícil", afirma Ronald Kyrmse, tradutor da obra para o português. "Ele resgatou a forma do inglês arcaico sem se tornar imcompreenspivel". (...)
Fonte: Revista Época 04/10/13.

Beijos e até a próxima
Thaynara

4 comentários:

  1. Como não amar esse cara?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como não amar esse cara? ²
    Ele é genial, *-*
    Ei, que tal se intrometer um pouquinho? Acabei de criar o blog, e bem, aceito criticas, sugestões, conselhos, parcerias... hahah
    Enfim, te espero lá p gente se intrometer!
    Beijos
    http://semquererintrometer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como assim?

    Nossa, foi super interessante esse post, eu não sabia de váááárias coisas...

    Seguindo aqui... Amei seu blog, está de parabéns!! Ficaria mega feliz se pudesse retribuir...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né? Ah, e não esqueça de participar da enquete :)

    ResponderExcluir
  4. Amei a postagem!
    Muito interessante as informações, me deu vontade de ler esse livro.
    Sou apaixona pela história do Rei Artur!

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo