#Textos e Afins - J.K. Rowling

02 novembro 2013

Olá como estão? O textos e Afins deste sábado é sobre a escritora J.K. Rowling, autora do grande clássico Harry Potter. Confira um trecho da reportagem apresentada na Revista Época de 28 de Outubro deste ano.

"Ela Sobreviveu a Harry Potter"

A inglesa J.K. Rowling superou a síndrome do primeiro sucesso e lançou outros dois best-sellers. Para isso, estudou os mestres do romance popular.

Escrito por Luís Antônio Giron

Quando o escritor cria uma personagem que conquista os leitores, pode cair na armadilha de ser tornar conhecido apenas por isso. Foi impossível para Arthur Conan Doyle livrar-se de Sherlock Holmes. Tentou até assassiná-lo. Os leitores protestaram, e Doyle foi obrigado a ressuscitá-lo. Holmes hoje é mais famoso que Doyle. Talvez por isso, Ian Fleming nem tenha tentado escapar da criação depois que o agente secreto James Bond se tornou best-seller.
O obstáculo também parecia intransponível para a escritora inglesa J.K. Rowling. De 1997 a 2007, ela pôs de pé a saga de sete livros Harry Potter. Fez dele a personagem literária mais célebre do início do século XXI. Os livros de Harry Potter venderam 450 milhões de cópias e foram traduzidos para 73 idiomas. No cinema, suas aventuras viraram a série mais lucrativa de todos os tempos, com bilheteria de US$ 7 bilhões. Harry Potter reunia credencias para confinar a posteridade de sua criadora - mesmo que ela tenha se tornado a primeira escritora bilionária da história.
No entanto, J.K. Rowling, de 48 anos, reuniu energia e recursos literários (e de marketing) suficientes para anular os feitiços de sua criatura e avançar para uma segunda encarnação literária. Em dois anos, publicou dois romances adultos de sucesso: a sátira Morte súbita, de 2012, e o policial "O chamado do Cuco" (Rocco,2013), o último lançado em abril em países de língua inglesa e agora no Brasil.
(...) Para desconcertar críticos e leitores, Rowling assinou O chamado do Cuco com o pseudônimo de Robert Galbraith. No começo do ano, enviou os originais a diversas editoras. O livro foi aceito pela Sphere Books e lançado em 23 de abril. Nas primeiras semanas, a tiragem de 1.500 cópias se esgotou. O nome da autora só foi desmascarado três meses depois, com a ajuda de um linguista da Universidade de Oxford,
Peter Millican. Ele foi chamado porque havia suspeitas de que o livro era de um autor famoso. Millican examinou a repetição de termos simples em O chamado do Cuco e nos livros de duas autoras policiais conhecidas. "Comparei sentenças e parágrafos, a frequência de palavras particulares e o padrão de pontuação", disse Millican ao site BBC News. "O resultado dos testes apontou para J.K. Rowling, e não para as autoras policiais." Com a revelação, Rowling assumiu a autoria, e o livro chegou aos primeiros lugares na lista do The New York Times, Onde permanece até hoje.







Beijos e até a próxima
Thaynara

6 comentários:

  1. Oi flor, tudo bem? Sou bem suspeita pra falar da escritora, já que eu a adoro! Já tinha lido a reportagem e a única coisa que me resta falar sobre ela é: J.K. Rowling é incrível :)

    Seu blog está lindo, viu? Estou seguindo e curtindo no Facebook, assim posso voltar sempre aqui!

    Beijos,
    Gabriela - Leitora Online

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto! J.K, minha diva! É incrivel como ela se prepara e como consegue inovar em suas obras.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, mesmo não estando sempre tão ligada a J.K. dá pra notar o quanto ela sempre está disposta a inovar e acho que esse novo 'best' dela, será um grande sucesso!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei super do texto Thay, e a J.K. é uma Diva mesmo!
    Como sou uma potterhead fanática, não poderia de deixar de ler esse seu post. No entanto, eu sei que a J.K está sempre disposta a trazer novidades para os fãs, mas confesso que não gostei muito do primeiro livro que ela publicou fora do mundo da magia, que foi o Morte Súbita, confesso que eu comecei a ler e abandonei, é até ruim ter que admitir isso, mas eu não estava gostando muito da história. Um dia que eu termino de ler ele. E tomara que eu goste também desse mais novo best seller dela, que o the cuckoo's calling. :)

    Parabéns pela postagem!
    Bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaynara,
    tudo bem?
    Eu sou do seu grupo do face Amantes da Literatura. Vim conhecer seu blog e já estou te seguindo. Poderia seguir o meu também?
    Adorei essa notícia, eu sou fã de carteirinha da coleção do Harry Potter e já tinha visto esse lançamento e não sabia que era ela.
    Convido você para participar da promoção do meu blog:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/promocao-hallowbooks-2-kits-e-2.html
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
  6. É, isso verdadeiramente mostra que ela ela não é qualquer escritora. Estou louco para ler esse livro e o Morte Súbita. Pelo visto ela não só conseguiu deixar de lado essa coisa de se prender ao Harry Potter como também evoluiu bastante como escritora - mesmo assim sinto falta do Harry ;D

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo