#Resenha - Garota Exemplar

16 março 2014

Olá! Boa tarde a todos!
Hoje eu trago uma ótima dica para leitura, que prende e envolve o leitor: Garota Exemplar, de Gillian Flynn.

Sinopse:
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
 
Título: Garota Exemplar
Título original: Gone Girl
Autora Gillian Flynn
Tradução: Alexandre Martins
Ano de lançamento: 2013
448 páginas
Editora Intrínseca
                                                                                 
       
RESENHA:
A primeira parte do livro se divide entre narrativas de Nick (o marido), e de páginas de um diário de Amy (a esposa, desaparecida). Nesse momento você não sabe se gosta ou não de Nick... e nem de Amy. Ok, me expressei errado, esse sentimento oscila o livro todo! Ora amamos Nick, ora o odiamos. E ora amamos Amy, e ora a odiamos.
A narrativa é bem construída para prender o leitor nesse ‘vai e vem’ de emoções em relação os personagens centrais, e em relação a própria historia. É um suspense envolvente, com certeza. E Gillian Flynn só peca em uma coisa, quando na narrativa de algo passado (seja de Nick, seja de Amy) ela trás referencias mais antigas ainda, deixando a narrativa pesada e cansativa, principalmente para quem é ansioso demais. Mas isso não é muito recorrente no livro, e nem é uma falta grave da autora.
A história retrata como um relacionamento pode se desgastar com o tempo, como deixamos de conhecer a pessoa que dorme ao lado, e como isso realmente ás vezes pode nos matar, literalmente ou não. Mas também evidencia que, pior do que deixar de conhecer o conjugue, é conhecê-lo bem demais.
Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece, e tudo indica se tratar de um sequestro, mas a cena do crime foi claramente forja, e as suspeitas recaem sobre Nick (“a culpa é sempre do marido”). Ele exibe um comportamento estranho, impróprio para um marido apavorado e preocupado com a esposa, e sempre conta uma história diferente da relatada por Amy em seu diário. Ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência.
É realmente muito difícil falar desse livro sem deixar escapar spoilers. O livro tem muitas reviravoltas e mudanças o tempo todo, é o que eu disse no começo, “ora você ama, ora você o odeia os personagens”, então, o que posso dizer é que mesmo sendo possível solucionar o caso antes de ser revelado, é um dos melhores livros que li, e lerei no ano! Para não dizer que é um dos melhores livros do gênero.

E, como não podia ser diferente... 
... haverá a versão cinematográfica do livro, prevista para

outubro desse ano aqui no Brasil. Mas, o final será totalmente diferente, segundo a própria autora, que é a roteirista do filme (http://cabineliteraria.com.br/filme-de-garota-exemplar-tera-um-final-diferente-do-livro) e teremos Rosamund Pike e Be Affleck nos papéis principais.




Segue também, as palavras da própria autora sobre o livro: 



Beijos a todos!
Natália Schimpf

6 comentários:

  1. hum eu vi sobre esse livro
    vi o lançamento do filme
    com o Ben
    doidinha pra assistir
    FB
    Linda noite

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não superei esse livro ! Não consegui aceitar o final ! Achei tão... doentio . MAs é muito bem escrito !
    Beijão , Uma vida nos livros

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu já havia ouvido falar desse livro faz um tempo, mas acabei não anotando o nome e esqueci :/ Então, muito obrigada! hahaha Eu adoro suspenses e conhecer a fundo assim os personagens, com seus pontos de vista, certezas e contradições, erros e acertos, pois pra mim é assim que o ser humano "de verdade" é! Ninguém é 100% santo ou 100% vilão, e conhecer os personagens a fundo nos permite a realmente vê-los como pessoas! Adorei a resenha, praticamente sem spoilers!!
    Beeijos
    FB www.pimentaroja.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me trouxe sentimentos muito ruins, mas achei uma história muito bem bolada pela autora e to querendo muito ler outros livros dela!
    Também estou ansiosa pelo filme, em como eles vão passar todos os pensamentos de Nick e Amy pra tela!

    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Depois desse livro, a autora virou uma das minhas favoritas, tanto que fui atrás de outros livros dela, já até li um, e claro, fiquei totalmente chocada e encantada!
    Esse livro é perfeito, os planos, o modo como foi escrito, os planos arquitetados e como tudo acaba! Quase que literalmente devorei esse livro. E surtei mais ainda, quando bati o olho nas notícias sobre o filme, só de imaginar, a história correndo na frente dos meus olhos, é lago maravilhoso, espero que não modifiquem demais a história, seria uma pena, porque a história é maravilhosa!
    Parabéns pela resenha, Flor, está perfeita!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, e não sei ao certo o porque disso :\ Todas as resenhas que eu leio sobre ele, todos falam muito bem. So irei ver o filme quando eu ler o livro, irei me segurar ao máximo!
    Ótima resenha!

    Peace out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo