#Resenha - As Esganadas

08 abril 2014

Hoje eu trago um livro não muito recente, mas é uma literatura nacional. Vale a pena prestigiar... o livro é “As Esganadas”, de Jô Soares. Eu não havia lido um livro do Jô ainda, apesar de gostar muito do trabalho dele, mas sempre há a primeira vez. Esse é muito bom!




Sinopse: Em "As esganadas", o autor do best-seller O xangô de Baker Street explora mais uma vez tema que lhe é caro: os assassinatos em série. No entanto, tal como Alfred Hitchcock, que desprezava os romances policiais cujo objetivo se resume a descobrir quem é o criminoso (o famoso “whodonit”), Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado como sua motivação psicológica (melhor dizer psicanalítica) para matar. O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas aparvalhadas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita nenhuma, possui uma rara característica física que dificulta sobremaneira a utilização dos novos “métodos científicos” da polícia carioca.
Para investigar os crimes, o famigerado chefe de polícia Filinto Müller designa um delegado ranzinza, assessorado por um auxiliar obtuso e medroso, e que contará com a inestimável ajuda de um sofisticado e culto ex-inspetor. Na perseguição ao criminoso, os três investigadores ganham a desejável companhia de uma jovem linda, destemida, viajada e moderna, que é repórter e fotógrafa da principal revista ilustrada do país.
 O leitor também pode se fartar aqui com uma outra faceta constante da obra literária de Jô Soares: a escolha de um momento do passado para cenário de sua narrativa, o que lhe permite entrar em detalhes históricos curiosos enquanto desenvolve a trama. Desta vez, voltamos ao Rio de Janeiro do Estado Novo, tendo por pano de fundo mais amplo o avanço do nazismo e as primeiras nuvens ameaçadoras que anunciam a Segunda Guerra Mundial. Entre os eventos da época que Jô resgata estão uma corrida de automóveis no Circuito da Gávea (de que participam o cineasta Manoel de Oliveira e o lendário Chico Landi) e a transmissão pelo rádio da derrota do Brasil de Leônidas da Silva para a Itália na semifinal da Copa de 1938, na França.
Com a verve que lhe é característica, Jô consegue, neste As esganadas, realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade, e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.

Ficha técnica:
Título: As Esganadas
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
Ano 2011


Resenha: 
O livro é montado com historias paralelas, é um suspense muito gostoso e de fácil leitura.
A história se passa ao redor de Caronte, um homem muito magro, dono de uma funerária muito famosa, a Estige. Ele odiava sua mãe que era uma mulher exageradamente gorda, e devido a muitos traumas causados por ela, ele a mata. E, depois, ainda tem o desejo de matá-la em todas as gordas que vê pelas ruas. Fazendo com que ele planejasse sequestros, assassinatos e posterior exposição dessas, de maneiras diferentes, grotescas, nada habituais; e sempre relacionadas de um jeito divertido e nojento às receitas da culinária portuguesa, ou seja, as receitas de sua mãe gorda.

Quem está por trás da investigação dos crimes é Tobias Esteves, o delegado Noronha, o oficial Calisto e a jornalista Diana.
Tobias era inspetor da policia portuguesa, e havia sido expulso da corporação devido ao péssimo desfecho de um caso escandaloso. Ele vem ao Brasil e herda uma confeitaria de seu tio. E ao saber do caso das esganadas, ele se oferece a ajudar o delegado Noronha.
Há uma ótima ambientação, de um Rio de Janeiro dos anos 30, rica em detalhes que faz o leitor entrar na história.

Não há a expectativa de se descobrir o assassino, pois esse é praticamente colocado logo nas primeiras linhas da história... Caronte, como já dito, mata as gordas da cidade. Mas há toda uma expectativa sobre como e quando ele irá atacar novamente e como será a morte da próxima gordinha sem sorte.
Há uma certa previsibilidade sobre o desfecho, mas é um livro divertido, com personagens engraçados e bem elaborados.
Recomendo esse livro a todos.


Segue ainda um trecho do livro para dar ‘água na boca’ de vocês (sem trocadilhos...rs) narrado pelo próprio Jô Soares, e um trecho em .PDF! 



Espero que gostem!!!


E não deixem de participar do Top comentarista!!! =D


Bjo
Natália Schimpf

13 comentários:

  1. Admiro o trabalho do Jo Soares também, mas não fazia ideia de que ele tinha livros publicados.
    Fiquei bastante curiosa com o enredo deste. Gosto de livros com mistério e esse deve mesmo ter uma boa dose de humor. Vou procurar mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Então, muita gente já me falou sobre os livros do Jô Soares mas eu nunca li nada. Acho que após sua resenha eu fiquei mais interessada. Parece um suspense com várias pitadas de humor, e eu curto demais esse gênero.
    Beeeijos
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/04/leituras-03-marco-de-2014.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li nada do Jô, mas tenho livros dele aqui em casa... Esse na verdade eu não tenho e também não me chamou muito a atenção, rsrs

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler um livro de Jô, dizem que são muitos bons. Um dia eu leio.

    http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com imensa vontade de ler esse livro, não só pela enredo em si mas pelo facto de fazer referência a alguns momentos da história do Brasil. Não sei se estará a ser comercializado em Portugal, mas vou tentar descobrir.
    Patrícia Veludo
    FB - http://descobrirviajando.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por livros, e com certeza vou ler esse! Achei o enredo muito bom, e o fato de referências históricas do brasil me deixou fascinada. Amei.
    FB
    http://cartolarosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Jô, mas não gosto de já saber quem é o culpado logo no inicio :( Gosto de ir descobrindo ao longo do livro mesmo, desvendando o caso com os detetives ^^

    ResponderExcluir
  8. Também entro para a lista de quem nunca leu nada do autor, e confesso que achei super interessante poder conferi mais detalhes sobre este livro, pois realmente gosto de livros deste gênero, e já algum tempo não faço uma leitura assim!! Acho esta capa bem chamativa, fiquei curiosa , mas não será uma prioridade para a leitura!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Também nunca li nada do autor, não conhecia o livro, mas pela sua resenha me interessei
    parece ser muito bom, vou dar uma procurada para ler :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Menina, nunca fui muito com a cara do Jô Soares, mas todo mundo fala tão bem desse livro que só aumenta minha curiosidade de conhecer esse outro lado dele, hehe
    Parece ter um humor muito inteligente (:
    Beijos,
    Thay.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo esse livro no sub, já vi a 7 reais, inclusive.
    Nunca tive interesse em comprar.
    Não consigo imaginar Jô escrevendo policial, deve ser uma coisa até hilária. Mas, enfim, não custa nada fazer o teste.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  12. Deve ser um livro muito engraça, não é mesmo?
    Tudo bem, o cara mata a própria mãe e quer matar os gordinhos, mas com o Jô Soares escrevendo isso deve ter se tornado uma super comédia!
    Se eu tiver a chance, vou ler com certeza!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu nem sequer sabia Jô Soares tinha livro, vote estou desinformada hein, esse livro parece ser muito legal, curti a sua resenha, mas não sei se irei ler, quem saber um dia né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo