#Resenha - A lista Negra

19 maio 2014


Título: A Lista Negra
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Ano: 2012

 

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?
O namorado de Valerie Leftman, Nick Nevil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista de pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, depois de passar o verão reclusa, se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante; leitura obrigatória, profunda e comovente.


Primeiramente gostaria de dizer que não sei por onde começar a falar sobre "A lista Negra" acabei de terminar a leitura estou extasiada, abismada (meu Deus tantos adjetivos) não tenho como descrever o fim desse livro, a experiência que tive foi maravilhosa, emocionante, enfim, vamos falar um pouquinho sobre ele haha


Conhecemos Valerie, ou simplesmente Val, uma adolescente cheia de problemas e que além de tudo isso sofre bullying no colégio juntamente com seu namorado, Nick, os dois são excluídos de tudo e de todos apesar de ter alguns "amigos" o colégio inteiro categoriza eles como o casal mais estranho, esquisito e inusitado que já conheceram.

Val possui um hábito de escrever em um caderno em que colocou o nome de "Lista Negra" onde são colocados os nomes e tudo que gostaria que não existisse então após conhecer Nick os dois escrevem juntos no caderno, mas isso se torna algo muito sério para Nick.


E é assim que o dia 2 de Maio se torna um marco para o Colégio Garvin, muitos estudantes inocentes são assassinados brutalmente por Nick e então Valerie percebe que todos que estão sendo atingidos estão marcados na Lista Negra e ao impedir recebe um tiro e em seguida presencia a morte de seu namorado.

Esse é o segundo ou terceiro livro que leio sobre Bullying esse ano, mas esse superou todas as minhas expectativas  ao mesmo tempo que foi totalmente chocante. Comecei a leitura quase sem expectativa já que na verdade nem sabia direito sobre o que falava o livro, então me surpreendi pois ao contrário daqueles clichês sobre bullying em que a garota é "zuada" e no final se torna a "Miss Beleza" e tudo acaba bem, em A lista Negra vemos todo o processo que uma a pessoa que sofre Bullying  passa e após ter acontecido esse fato trágico o tanto que Valerie sofre por todos acharem que ela é a culpada.

A Leitura varia de leitor para leitor, mas são muitas partes que você acaba imaginando se isso acontece por exemplo com você, e isso torna o livro muito emocionante. Val depois de tudo isso têm que aguentar os problemas familiares, um pai que acredita que ela está se recuperando e vê ela somente como um problema.



O livro é dividido entre o passado, o presente e a recuperação de Val, e isso fez com que a leitura se tornasse menos "tensa" emocionalmente.

Apesar de não querer que o livro acabasse, foi uma experiência maravilhosa acompanhar a evolução dos personagens e como dizia Nick "Às vezes a gente também pode vencer". 

A diagramação do livro é linda, os detalhes da capa possuem uma textura diferente. As folhas são mais grossas e alguns capítulos se iniciam com um desenho pequeno bem interessante.


Um livro que recomendo a todos, sem exceção, apesar de que alguns podem ter uma opinião diferente, mas acredito que todos poderão se emocionar e se apegar muito à história.

* Favorito de 2014 até agora*

Alguns Quotes

"- (...) As pessoas más são aquelas que não dão uma segunda chance a você. "
" - O tempo nunca acaba - sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela - Como sempre há tempo para a dor, também há tempo para a cura. É claro que há. "
" - Às vezes, mesmo as coisas que você espera que vão acontecer podem magoar - sugeriu. 



8 comentários:

  1. Oie!

    Sempre vi bastante gente falar desse livro, mas as resenhas eram muito vagas. Não entendia direito o que rolava no livro. Muito bom ter encontrado essa!
    Me interessei e com certeza será uma das leituras desse ano :)

    Beijos!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Que bom, é muito bom.
      Espero que goste ^^

      Obrigada pela visita
      Thay ❤

      Excluir
  2. Thay, tudo bem?!
    Já tinha visto esse livro no Skoob mas nunca parei pra conhecer mais sobre ele. Adorei a temática, me fez lembrar de quando eu estava na sexta série e tinha um ~caderno da morte~tsc tsc! Mas nunca matei ninguém, eu juro! Fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história, mas no momento estou com muuuuuuuuuuuuitos livros para ler T_T

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uaaal revelações da Cá hehehe
      bem legal se você conhecer esse livro ^^

      Obrigada pela visita
      Thay ❤

      Excluir
  3. Gostei da capa, amei a premissa. Quero saber o que se passa na cabeça de Val e o que mais ela escreveu em seu caderno "sombrio", o que ela fez pra conseguir voltar e encarar todos seu colegas novamente, eu não conseguiria...

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo falou sobre esse livro e me deixa cada vez mais vontade de ler hahaha
    Flor, seu blog é lindo!! Comecei um blog, ele é básico mas fiz com muito amor, dá uma visita? Beijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thay a principio eu tinha vontade de ler esse livro, mas achei a história bem estranha, bem legal sua resenha por que fiquei com a sensação de ler novamente!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor!
    Eu adorei a capa do livro. Parabéns pela ótima resenha, é um livro que vai pra minha meta de leitura. Achei bem legal o tema, adoro livros que abordam bulling, sofro isso sempre T.T kkkkkkkkkkk

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/05/resenha-para-amar-e-proteger-minha.html

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo