#EuSouDoideira - Resenha 2 - Na ponta do Leque

13 junho 2014



Título: Na ponta do Leque
Autor: Jocelyne Godar
Editora: Primavera Eitorial
Páginas: 450
Ano: 2013






Em uma manhã de primavera dos anos 1000, Yasumi deixa sua província de Masushi levando como bagagem somente uma bolsa com um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. A estrada que leva à capital é longa e cheia de perigos. Mas Yasumi, a quem não falta audácia nem determinação, quer reencontrar um pai que não conheceu e reabilitar seu nome ante a grande família Fujiwara, tão ponderosa na corte. Com a ajuda e a companhia da soberba égua Longa Lua, Yasumi, jovem temerária, primitiva e um pouco bárbara, ao chegar em Kyoto, deve se curvar aos costumes de uma corte extremamente letrada e refinada, na qual o peso da maquiagem, as cores das roupas sobrepostas e o manejo do leque, na ponta do qual se coloca poemas, são os símbolos de uma cultura suprema. Envolta em uma engrenagem inesperada, sua vida avança a um destino insólito.




Dê o play e confira essa bela história! 





Em "Na ponta do Leque" conhecemos Yasumi, uma japonesa que foi criada somente pela mãe, tudo porque a cultura da época permitia que o homem tivesse quantas esposas e concumbinas quisesse, Hatsu mãe de Yasumi, não estava de acordo com isso por isso resolveu criar a filha sozinha morando na casa de seu irmão.

Aos 18 anos, Yasumi perde a mãe e que ainda havia perdido o único tio há um ano atrás e resolveu então iniciar uma busca até a capital para encontrar seu pai e assim herdar a sua posição na sociedade que lhe é por direito.

" Ela havia partido no primeiro mês da primavera e os campos ofereciam aos seus olhos uma paisagem cujos esplendores tornavam menos penosa a viagem. "


Yasumi, foi criada por sua mãe mas seu tio também lhe deu boa parte da educação e educou-a como se fosse um garoto ensinando a cavalgar muito bem e manusear armas. 

Tudo isso que lhe foi passado tornou mais fácil sua viagem do norte do país até Kyoto, mas não impediu que passasse por muitos perigos e aventuras.

Mas tudo estava apenas começando, Yasumi tem que encontrar seu pai e acreditar que ela é filha de Hatsu, já que ele não sabia de sua existência. Enfrentar a fúria de seu pai e conquistar seus irmãos e todo o reino já que ela seria uma herdeira do trono.



Ao solicitar esse livro para Editora levei como base por se tratar de um livro que fala bastante sobre a cultura japonesa e foi muito boa a leitura, apesar de que no começo se tornou dificil pelos vários nomes japoneses que se encontravam na história. A escrita da autora é bem detalhista e a leitura estava cansativa em alguns pontos. 

Esses fatores não impediram de tirarmos lições juntamente com a grande aventura de Yasumi, que nos mostra que se tivermos um grande objetivo devemos lutar e enfrentar todos os perigos, nos mostrarmos fortes e corajosos diante de todo obstáculo ao nosso redor.

O livro nos mostra o grande valor da amizade, nos mostra vários hábitos daquela época no Japão, as culturas e crenças, a adoração ao Buda e o grande amor que pode mudar a sua vida.

Um outro detalhe que achei bem interessante foi a produção de "wakas" uma espécie de poema japonês, que não diz tudo diretamente e sim em uma forma que mostra mensagens subliminares. 




A diagramação da Editora ficou muito boa e a ilustração chama bastante atenção para a grande aventura que está por vir.

Obrigada por ter acompanhado até o final dessa resenha
Beijos e até a próxima
Thaynara


7 comentários:

  1. Nossa esse livro parece ser bem interessante apesar de não ter conhecido antes.
    Muito legal
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante sim Marcia, vale a pena!

      Obrigada pela visita
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Thay, tudo bem?

    Amo livros da cultura japonesa desde que li Memórias de Uma Gueixa... Desde então sou apaixonada por livros assim. Louca pra ler esse, aliás hahahah Não conhecia nem o livro, nem a autora, nem a editora *o* Mas enfim, ótima resenha Thay!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thay!
    Eu me interessei pelo livro, parece ser uma história emocionante, apesar de ser bem parado às vezes. Gosto de histórias de superação, de personagens corajosas e guerreiras. Espero um dia poder ter a oportunidade de conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessantes esses poemas japoneses mesmo, gostei do que você usou como exemplo. Não sei muito sobre a cultura japonesa, mas ela me parece muito rica e adorei a premissa e capa do livro, então quem sabe não dou uma chance?

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro cultura oriental e achei bem interessante esse livro, deve ser bem legal.

    Até mais!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOOOOOOOLÁ, Thay! Haha, você está participando do #EusouDoidera? Uauahsuhas, que demaaaaaaais! Eu queria tanto, mas taaaaaaanto participar, mas infelizmente o tempo não me permite, coisa chata! :c Hmm, achei esse livro bem interessante, pelo menos bem diferente dos demais já resenhados aqui no seu blog! Infelizmente não me interessou por completo como o Princesa Adormecida e o Eu Amo Hollywood/Nova York, hahaha! Sei lá, eu não sou muito fã da cultura japonesa, chinesa e/ou coreana :3 Mas amei sua resenha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo