#Mês do Bruxo: Harry Potter - J.K. Rowling

28 julho 2014

Olá a todos os potterhead!!!!!

Como já sabemos, nesse mês de Julho nosso blog, junto com os blogs amigos, está publicando uma serie de matérias sobre a saga Harry Potter! 

E hoje, para fechar as publicações especiais de Harry Potter, gostaríamos de falar sobre a pessoa que deu vida a esse personagem que tanto amamos, J.K. Rowling! E, também, sobre como surgiu a idéia para a criação de HP!




Joanne Rowling (o "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos) nasceu em julho de 1965, na Inglaterra. Estudou na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas.
Sete anos depois de se formar na universidade, Rowling viu-se como "o maior fracasso que conhecia". Seu casamento fracassou, ela estava desempregada com uma filha de colo. Durante este período, Rowling foi diagnosticada com depressão clínica, e até pensou em suicídio. Mas ela descreveu seu fracasso como libertador: “Eu realmente tinha conseguido qualquer outra coisa, eu poderia nunca ter encontrado a determinação para ter sucesso em uma área onde eu realmente pertencia. Fui posta em liberdade, porque o meu maior medo tinha sido realizado, e eu ainda estava viva, e eu ainda tinha uma filha a quem eu adorava, e eu tinha uma máquina de escrever antiga, e uma grande idéia. E assim o fundo do poço tornou-se uma base sólida sobre a qual eu reconstruí minha vida.”
A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres.
Rowling descreveu a concepção de Harry Potter em seu site:  
Eu estava viajando de volta para Londres por conta própria em um trem lotado, e a idéia de Harry Potter simplesmente caiu na minha cabeça. Eu estava escrevendo quase continuamente desde os seis anos, mas eu nunca tinha me animado tanto com uma idéia antes. Para minha imensa frustração, eu não tinha uma caneta, e eu era muito tímida para perguntar a qualquer um se eu poderia me emprestar uma... Eu não tinha uma caneta comigo, mas eu acho que esta foi provavelmente uma coisa boa. Eu simplesmente sentei e pensei, por quatro horas (trem atrasado), ao passo que todos os detalhes borbulhavam em meu cérebro, e este garoto de cabelos negros, magro, de óculos que não sabia que era um bruxo tornou-se mais e mais real para mim. Talvez, se eu tivesse abrandado as idéias para capturá-los no papel, eu poderia ter abafado algumas delas (embora às vezes eu me pergunto, de braços cruzados, como muito do que eu imaginava nessa viagem eu tinha esquecido pelo tempo que eu realmente tinha perdido por não ter uma caneta). Eu comecei a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal naquela mesma noite, embora aquelas primeiras páginas não têm qualquer semelhança com qualquer coisa no livro”.
Quando ela chegou a Clapham Junction, ela começou a escrever imediatamente. Em dezembro do mesmo ano, a mãe de Rowling morreu, depois de dez anos que sofreu de esclerose múltipla. Rowling comentou: "Eu estava escrevendo Harry Potter no momento que minha mãe morreu. Eu nunca tinha contado a ela sobre Harry Potter".Rowling disse que essa morte fortemente afetou sua escrita e que ela apresentou muito mais detalhes sobre a perda de Harry no primeiro livro, porque ela sabia sobre como ele se sentia.

O primeiro livro “Harry Potter, e a pedra filosofal” foi lançado em 1997, em algumas semanas já estava entre os mais vendidos, apesar de que, Rowking bateu com o nariz mais de 8 vezes em diferentes editoras, que se recusaram a publicar seu livro.

Em 2000, Rowling criou o Volant Charitable Trust, para combater a pobreza e a desigualdade social. O fundo também dá às organizações as crianças, as famílias monoparentais que precisam de ajuda, e para pesquisas de esclerose múltipla. Rowling disse: "Eu acho que você tem uma responsabilidade moral, quando você recebe muito mais do que você precisa, para fazer as coisas sábias com ele e usa-lo de forma inteligente"
Em 2004, a Forbes nomeou Rowling como a primeira pessoa a se tornar uma bilionária, escrevendo livros.

Em 2012, J.K. Rowling publicou o seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que agora já se encontra disponível em 44 línguas.
J.K. Rowling também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith, que foi publicado em 2013 e também deve ser traduzido em 37 línguas. Um segundo romance de Robert Galbraith deverá ser publicado em 2014.
J.K. Rowling está atualmente escrevendo um roteiro para cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um roteiro original ambientado no mundo da mágica, muito familiar aos fãs de Harry Potter. Ele marca a sua estreia como roteirista e o início de uma nova série de filmes em parceria com a Warner Bros.
J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.

Saiba mais!
Livros:
J. K. Rowling - Uma Biografia por Trás do Gênio de Harry Potter, de Sean Smith, Sextante
A mais completa biografia não-autorizada de J. K., escrita por um ex-colunista de fofocas.
Conversa com J. K. Rowling, de Lindsey Fraser (org.), Panda Books
Série de entrevistas em que a escritora fala sobre como criou Harry Potter.
Sites:
www.jkrowling.com
O novo site da escritora simula sua mesa de trabalho. Traz biografia com fotos antigas e as últimas notícias.
www.harrypotterofilme.com.br
Feito por fãs e para fãs dos filmes sobre Harry.


Beijos
Até a próxima
Natália Schimpf





1 comentários:

  1. J.K é um ícone da literatura e infância de muitas pessoas. Uma delas sou eu, cresci com Harry Potter, vendo filmes e mesmo sem ler os livros quando criança, era apaixonado por esse universo. Harry Potter te ensina muitos valores, que com certeza, levarei para a vida inteira. Essa saga tem um lugar marcado na vida. Já li todos os livros escritos por J.K e ela tem uma escrita muito peculiar. Sem dúvidas, uma das autoras prediletas pra mim.

    Italo.

    ResponderExcluir

Olá fico feliz por ter lido essa postagem, deixe sua opinião :D
Beijos

 
Livros com bolinhos - © 2014. Todos os direitos reservados | Tecnologia do Blogger. imagem-logo